domingo, 8 de junho de 2008

Dharma: Os ensinamentos de Buda


As Quatro Verdades Nobres
A Realidade do Sofrimento - dukkha

A palavra Pali para dukkha, no uso comum significa 'sofrimento', 'dor', 'aflição'ou 'miséria'. Mas no contexto da Primeira Verdade Nobre, dukkha também significa 'imperfeição', ímpermanência', 'vazio', ínsubstancialidade'.
Existem três tipos de sofrimento:
Sofrimento Ordinário--dukkha-dukkha
Existem todos os tipos de sofrimento na vida: nascimento, envelhecimento, doença, morte, associação com pessoas ou condições desagradáveis, separação qaqueles a quem amamos ou de condições agradáveis, não obter o que desejamos, pesar, lamentação, agonia--todas as formas de sofrimento físico e mental.
Sofrimento produzido por mudança--virapinama-dukkha
Sentimentos ou condições felizes e agradáveis na vida não são permanentes. Mais cedo ou mais tarde elaes mudam. Quando eles mudam eles podem produzir dor, sofrimento, infelicidade ou desapontamento. Esta vicissitude é considerada viparimana-dukkha.
Sofrimento como Estados Condicionados --samkara-dukkha
Um 'indivíduo', um 'eu'ou um 'self' 'individual' é uma combinação de forças físicas e mentais em constante mudanças que podem ser divididas em cinco grupos ou 'agregados' (pancakkhandha). Sofrimento como estados condicionados é produzido pelo apego à esses cinco agregados:
•Matéria--rupakkhandha
•Sensações--vedanakkhandha
•Percepções--sannakkhandha
•Formações Mentais--sankharakkhandha
•Consciência--vinnanakkhandha

A Segunda Verdade Nobre
A Causa do Sofrimento-- samudaya

A Causa do Sofrimento-- samudaya
A causa principal do sofrimento é o apego ao "desejo"ou "paixão"(tanha). Ambos: desejo de ter (querer) e o desejo de não ter (aversão).
1. Desejo por sentir-prazeres--kama-tanha
O desejo por sentir prezeres se manifesta como o querer ter experiências agradáveis: o sabor de uma boa comida, experiências sexuais agradáveis, música prezerosa.
2. Desejo de se tornar--bhava-tanha
O desejo de se tornar é a ambição que vem quando se quer realizações ou reconhecimento ou fama. É a paixão para "ser alguem".
3. Desejo de se livrar de--vibhava-tanha
O desejo de se livrar de experiências desagradáveis na vida: sensações desagradáveis, raiva, medo, ciúmes.
O ater-se ao desejo vem de nossa experiência de que a satisfação de curto prazo vem do seguinte desejo. Nós ignoramos o fato de que a satisfação de nossos desejos não os elimina.
A Terceira Verdade Nobre
A Cessação do sofrimento-- nirodha

O fim do sofrimento é o não-apego, ou livrar-se do desejo ou paixão. Este é o estado de Nibbana, onde a ambição, o ódio e a desilusão são extintos.
Livrar-se da ligação dos cinco agragados do apego é o fim do sofrimento. Esta liberdade não é condicionada por causas, como são os estados condicionados: Nibbana é a não-ligação à experiência condicionada.
Para compreendermos o incondicionado, nós precisamos ver por nós mesmos que tudo que tem uma natureza para nascer tem uma natureza para morrer: que todo fenômeno que tem uma causa é impermanente. Ao se abrir mão do apego de se desejar um fenômeno condicionado, nós fazemos com que o desejo chege a um fim e nós poderemos nos libertar do sofrimento.
A Quarta Verdade Nobre
O Caminho das Oito Vias Nobres-- magga

O fim do sofrimento resultará no apoio do Caminho das Oito Vias Nobres--Ariya-Atthangika-Magga. Existem três qualidades que devem ser desenvolvidas para alcansar o Nirvana: Moralidade--Sila, Concentração--Samadhi, e Sabedoria--Panna.
1. Sabedoria--Panna
•Compreensão Correta--samma ditthi
•Pensamento Correto--samma sankappa
Sabedoria surge a partir da compreensão das três características da existência:
•todos os fenômenos condicionados são impermanentes
•todos os fenômenos condicionados não são pessoais
•ater-se ao desejo pelos fenômenos impermanentes nos leva ao sofrimento
"Compreensão Correta" do impermanente,da natureza não egóica dos fenômenos e que o apego à eles nos levam ao sofrimento nos coloca no caminho do "Pensamento Correto", i.e., a aspiração ou intenção para ser libertado do sofrimento e compreender a verdade.
Aprofundar-se na sabedoria é aprimorada quando o estilo de vida e a mente estão calmos através das práticas da Moralidade--Sila e da Concetração--Samadhi.
2. Moralidade--Sila
•Fala Correta--samma vaca
•Ação Correta--samma kammanta
•Meio de Vida Correto--samma ajiva
Aderência às diretrizes morais--preceitos--é uma protenção essencial para se causar sofrimento a si mesmo e aos outros. Enquanto essas diretrizes definem um código de disciplina, as virtudes que fazem surgir o comportamento moral podem também ser cultivadas com a prática de uma cultura do coração.
Existem cinco preceitos básicos que os praticantes do Budismo se submetem (Monges e Freiras se submetem a muitos mais). Uma análise moderna desses preceitos é oferecida pelo Monge Vietnamita Thich Nhat Hanh. Eles são:
1.Reverencia pela Vida (privar-se de matar)
2.Generosidade (privar-se de roubar)
3.Responsibilidade Sexual (privar-se de uma má conduta sexual)
4.Aprofundar a Escuta e Amar a Fala (privar-se de mentir)
5.Consumo Diligente (privar-se de ingerir intoxicantes)
No contexto do Caminho da Oito Vias, esses cinco preceitos implicam:
Fala Correta
Fala correta significa dizer a verdade e falar apropriadamente de acordo com o quarto preceito. Especialmente ela implica em se abster de mentir, fazer fofocas que trazem discórdias, linguagem rude e abusiva; tagarelice ociosa e imprestável.
Ação Correta
Ações corretas são as ações que são consistentes com os preceitos 1, 2, 3 e 5. Elas incluem as ações que mostram reverência pela vida, generosidade e conteção na conduta sexual.
Meio de Vida Correto
Meio de vida correto significa que a pessoa deveria ganhar a vida de uma forma que permita que todos os cinco preceitos floresçam. Lidar com armas, drogas, violência; exploração de outros e especulação não podem ser conduzivas para uma vida moral.
3. Concentração--Samadhi
•Esforço Correto--samma vayama
•Diligência Correta--samma sati
•Concentração Correta--samma samadhi

Nenhum comentário: